Metas 2021 - Como chegar a algum lugar sem pensar no caminho?

 



Terminamos 2020 e iniciamos 2021 e a pergunta é... Já definiu as suas metas de vendas para 2021? 🤔

Muita gente tem na cabeça que meta é algo que é criado pela empresa ou pelo gestor para dar pressão no vendedor.

Vou te dizer que se você pensa assim, tá desperdiçando o poder que uma meta bem feita pode trazer para todos, sim para todos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Vamos pensar que você queira ir de São Paulo para passar férias incríveis em Santa Catarina, e esta é sua primeira viagem a está terra maravilhosa. Você simplesmente entra no carro, liga ele e vai, ou você consulta um mapa, GPS, ou até mesmo algum amigo que conheça o caminho?

A segunda opção é mais provável, né?! E porque ainda segue seu trabalho sem saber o caminho que irá percorrer? Nem me vêm com essa de que já sabe o que vai acontecer durante o ano,. principalmente depois do que passamos em 2020.

Então em vendas e em qualquer outro trabalho é muito importante se definir metas, que seria o caminho planejado a percorrer e métricas que seriam os registros do que está sendo percorrido. 

Se você é gestor, pense em qual caminho precisa percorrer, leve em consideração o que já percorreu e também as pessoas irão fazer isso om você. De que adianta ter uma meta "impossível" de ser atingida?

Já se você é vendedor, aceite as metas como algo que te guiará ao sucesso, atingindo elas, espera-se que terá reconhecimento, segurança e ganhos melhores.

As suas metas 2021 estão prontas? Se não, ainda dá tempo. 

Isto é o que considero é importante para criar uma boa meta:

  • Histórico de períodos anteriores, ou previsão de mercado, caso seu processo seja novo;
  • Senso do que é alcançável;
  • Ter em mente. qual o resultado que quer atingir;
  • Uma pitada de desafio.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Alguns gestores criam "50" tipos de métricas diferentes, eu prefiro trabalhar com menos. Onde as divido em métricas individuais e coletivas.

Para vendas, posso te dar alguns exemplos:

  • Leads prospectados;
  • Conexões feitas;
  • Reuniões de apresentação ou demonstração feitas;
  • Negociações com potencial de fechamento;
  • Negócios fechados;
  • Valor de negócios fechados.

Percebam que são métricas de resultados, não aquele tipo onde se mede quantidade de ligações, e-mails enviados, tempo de ligação, etc. É claro que esse tipo de análise é legal de se fazer, mas sinceramente, prefiro o vendedor que liga para 5 clientes e fecha 3 deles, do que aquele que liga para 50 e fecha 2 vendas.

Outra dica importante é que divida suas métricas em períodos de tempo menores, onde pode pegar sua meta anual, dividi-la em trimestres (quarter), mês, semana e até dias. Então poderá ir acompanhando a evolução e fazer correções a tempo de atingir seus resultados.

Então corre e prepara tuas métricas para 2021, mesmo porque "O feito é melhor do que o perfeito que nunca sai do papel."

Publicado por

Robson Amorim
Um apaixonado por operações e processos de alta performance. Tecnologia, CS, Suporte, Vendas e Marketing.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indústria 4.0

APLIQUE UM FUNIL DE VENDAS EM “Y” NA SUA EMPRESA