Indústria 4.0


Aposto que você já deve ter ouvido falar sobre isso algumas vezes nos últimos tempos, e provavelmente deve ter lido ou visto algo sobre o assunto. Eu também fiz isso.

Li alguns textos bons, mas outros bem complicados, então resolvi escrever esse artigo de forma mais simples, com o objetivo de te ajudar a entender um pouco mais sobre a Indústria 4.0.

1- O que é Indústria 4.0?

É um movimento ou uma nova revolução industrial, que tem como base o uso de tecnologia e inovação para otimizar processos e tornar as empresas mais competitivas e rentáveis.

Está sendo chamado de 4.0 devido a Indústria já ter passado por outros 3 movimentos anteriormente:

  • 1780 - Mecânico
  • 1870 - Elétrico
  • 1969 - Automação
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

2- Por que você deve estar antenado?

Acredite em mim, toda a revolução em um setor tem 2 lados, os que seguem e prosperam e os que ficam para trás e fecham.

Agora se pergunte: "Qual lado quero estar?" Acho que a resposta é fácil, mas mudar não é tão fácil assim, não é?

Enquanto você está lendo esse texto, existem vários concorrentes seus que estão implantando os conceitos de Ind 4.0 nas empresas deles e se tornando cada vez mais eficientes e competitivos.

Isso já é uma realidade lá fora, prova disso é que no índice Global de Competitividade da Manufatura, o Brasil caiu de 5º lugar em 2010 para 29º em 2016. (Fonte: Deloitte e Council on Competitiveness 2016)

3- Os 3 Pilares da Ind 4.0

Vamos falar do que realmente precisamos mudar nas Indústrias, e esses são os 3 pilares que podemos considerar como o que sustenta o movimento, tudo deve ser feito em torno deles.

  • Tecnologia: Este é o pilar mais visto pelas pessoas, afinal é na tecnologia e inovação que tudo se inicia. É preciso usar ferramentas e sistemas para obter resultados perante o mercado.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Processos Integrados: Os processos receberem melhorias e incrementos tecnológicos e não se falarem entre si, não irá te ajudar muito. É importante que os processos e tecnologias aplicadas estejam "falando" entre si, por exemplo, para ter uma inteligência artificial eficiente, ela precisará coletar os dados que vem do ERP(Enterprise Resource Planning) e do WMS(Warehouse Management System), por exemplo.

  • Cultura: É preciso que a cultura das empresas esteja pronta para essas mudanças. O seu time precisa andar junto com as mudanças, então é necessário que sejam qualificados e preparados para manusear as tecnologias da melhor forma possível. Invista nas pessoas.

4- A Cadeia Indústrial

Ao entrar no movimento da Ind 4.0, observe e procure ajudar os demais membros da cadeia, pois só assim poderá extrair o máximo de benefícios.

Fornecedores > Infra estrutura > Equipe > Líderes > Mercado > Legislação

Posso dar como exemplo o uso de tecnologia RFID(Identificação por Radiofrequência) no mercado textil. O grandes magazines nacionais estão em processo de melhoria para controlar suas mercadorias com o uso de etiquetas RFID. Para isso eles estão adequando seus fornecedores a entregar os produtos etiquetados, suas infra-estruturas estão sofrendo grandes mudanças com o uso de leitores e portais específicos, além de terem conexões mais estáveis e velozes, sua equipe está sendo preparada e possuem líderes especializados para o projeto. Também estão se adaptando as demandas do mercado, por já ter concorrentes que estão implementando a tecnologia, então sabem que não podem se dar ao luxo de ficar para trás. Por fim há uma preocupação legítima com a legislação, por exemplo, depois que as roupas saem das lojas é recomendado que a memória das etiquetas sejam deletadas, isso por precauções relativas a um possível monitoramento dos clientes através de leituras das etiquetas em suas roupas.

5- Exemplos de Tecnologias

"Ah, mas afinal que tipo de tecnologia posso usar na minha indústria?"

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Isso depende muito do que se adequá ao seu processo e ao mercado, mas vou listar algumas dessas tecnologias.

AI (Inteligência Artificial), BI (Inteligência de Negócio), Robótica, Sensores, RFID, Impressoras 3D, Integrações de Sistemas, IoT(internet das coisas), ERP, WMS, CRM, Cloud, Mobile, Data Center, realidade expandida, interatividade, etc.


Por fim, espero que tenha entendido que esse é um caminho que as indústrias que querem se manter no mercado e crescer, precisam tomar, e é um caminho sem volta para o mercado.

Vou deixar a baixo o link de uma Autoavaliação sobre o posicionamento da sua indústria no modelo 4.0, ele faz parte de um programa do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços para fomentar a Indústria 4.0 no Brasil.

https://www.industria40.abdi.com.br/home

____________________________________________

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Escrito por Robson Amorim.
Consultor - Lion Performance

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metas 2021 - Como chegar a algum lugar sem pensar no caminho?

APLIQUE UM FUNIL DE VENDAS EM “Y” NA SUA EMPRESA